Artroscopia para a Síndrome do Nervo Supraescapular

Publicado em: 4 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Nervos

A síndrome compressiva do nervo supraescapular é uma patologia de difícil diagnóstico, exame físico e exames complementares podem ser de difícil interpretação.

Uma das principais causas da compressão do nervo supraescapular é a lesão irreparável do manguito rotador. Isso ocorre porque o músculo retrai e comprime o nervo na incisura escapular contra o ligamento transverso superior da escápula.

Dois tipos de intervenção cirúrgica podem auxiliar na melhora dos sintomas: o retensionamento parcial do manguito e a liberação do ligamento transverso superior da escápula.

Poucos centros no mundo fazem esse procedimento.

Recentemente publicamos nossa técnica própria de liberação do nervo supraescapular por artroscopia na revista Techniques in Shoulder and Elbow Surgery, Arthroscopy e RBO. Nossos resultados tem sido encorajadores pela melhora clínica efetiva da dor e pelo seu caráter minimamente invasivo.

A dor do ombro nas lesões irreparáveis do manguito podem ser efetivamente tratadas por esse procedimento associado ou não a outros procedimentos cirúrgicos artroscópicos.