Compressão do Nervo Ulnar / Síndrome do Túnel Cubital

Publicado em: 4 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Cotovelo

A síndrome compressiva do nervo ulnar é uma patologia comum.

Seu principal sintoma é o formigamento que pode ocorrer no 4º e 5º dedos do membro afetado e costuma piorar quando se flexiona o cotovelo.

A mão em garra e perda de massa muscular entre o 1o e 2o metacarpos pode ocorrer além de comprometimento de movimento finos da mão.

Muitas vezes a pessoa com essa patologia pode acordar com o formigamento durante a noite. Em uma pesquisa com lutadores de alto nível notamos que mais de 50% apresentavam algum grau de comprometimento do nervo ulnar.

Dentre as possíveis causas da síndrome compressiva do nervo ulnar encontramos a luxação anterior do nervo, tríceps saltitante, trauma direto, formação de fibrose cicatricial por estresse em valgo, neurite do ulnar por lesão parcial ou total do ligamento colateral medial do cotovelo (LCM), tumorações e idiopática.

No caso de atletas e em outras causas de lesão traumática do ligamento colateral medial a fibrose formada por essa lesão pode comprimir o nervo quando o cotovelo fica em flexão.

Em casos leves o paciente é orientado quanto a posicionamento do cotovelo e medicações para melhorar os sintomas.

Em casos moderados se for de origem inflamatória antiinflamatórios hormonais podem auxiliar juntamente com medicações neurotrópicas. 

Na falha do tratamento conservador dos casos acima mencionados ou em casos graves, o paciente pode necessitar da liberação ou transposição cirúrgica do nervo ulnar.

Temos utilizado a técnica endoscópica com auxílio do robô DaVinci® para a realização dessa cirurgia de forma minimamente invasiva com sucesso.

Lembrem-se que a utilização de qualquer medicação deve ter acompanhamento medico.

Apresentamos a técnica recentemente  a técnica robótica (2013) no congresso da Associação de Artroscopia da América do Norte e no periódico Arthroscopy.