Lesão do Ligamento Colateral Medial do Cotovelo

Publicado em: 4 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Cotovelo

A lesão do ligamento colateral medial do cotovelo pode ocorrer em basicamente todas as ocasiões onde há luxação do cotovelo, pode haver lesão em pessoas submetidas a grande estresse em valgo, como ocorre em esportes de arremesso ou em lutas de contato.

Nem todas as lesões ligamentares do cotovelo são cirúrgicas.

A indicação cirúrgica depende da intensidade dos sintomas, da atividade esportiva e das lesões associadas.

No caso de fraturas, principalmente do coronóide e cabeça do rádio ou lesão do músculo tríceps a indicação cirúrgica é geralmente a regra.

Lesões crônicas podem evoluir com dor medial ou impacto póstero-medial do cotovelo com dor posterior durante movimento de arremesso e para pegar pesos.

Nos casos onde a cirurgia está indicada, atualmente a melhor técnica de reconstrução ligamentar é com enxerto de tendão do próprio paciente utilizando parafusos de interferência.

Estudos de Ahmad em Nova York mostraram resistência a tração quase 3 vezes maior com uso de parafusos de interferência comparando com qualquer outro método de fixação.

Outro ponto importante da cirurgia do ligamento colateral medial é o encontro do ponto isométrico.

A anteriorização do nervo ulnar também é um passo importante da cirurgia, visto que em estudos de Frank Jobe e de nosso grupo a não anteriorização tendeu a causar síndrome compressiva do nervo ulnar.

O retorno para esportes pode ocorrer de 6 a 9 meses após a cirurgia.

A reabilitação deve ser orientada por profissional habilitado.