Lesão do Tríceps

Publicado em: 4 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Cotovelo

A lesão do tríceps é relativamente rara mas vem ocorrendo mais freqüentemente nos últimos tempos devido principalmente ao uso abusivo de esteróides anabolizantes combinado com um treino muitas vezes inadequado.

Ocorre principalmente na flexão forçada do cotovelo contra a força do tríceps. A principal manifestação clínica é dor e perda da força de extensão do antebraço.

Muitas vezes a lesão é pequena e não necessita reparo cirúrgico, sendo necessário apenas um período de repouso relativo, uso de antiinflamatórios não hormonais. O retorno às atividades esportivas deve ser retardado por pelo menos 3 meses ou de acordo com a avaliação do médico responsável.

Se for necessária cirurgia, essa deve ser feita o quanto antes possível a fim de evitar-se a retração muscular, o que piora em muito a situação e faz-nos necessitar em alguns casos de enxerto de tendão. Quando a enxertia é necessária a escolha recai sobre o grácil e semitendíneo do joelho(os mesmos usados na cirurgia para ligamentocruzado anterior do joelho).

Durante a reabilitação o contato do ortopedista com o fisioterapeuta é importante para ver o exato momento do retorno do atleta ao esporte.