Ombro Congelado e Capsulite Adesiva

Publicado em: 28 de abril de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Ombro

Ombro congelado é a perda da movimento do ombro associada a dor. Essa patologia não tem uma causa conhecida ainda, mas pode ser desencadeada por trauma, cirurgia prévia ou outras agressões ao ombro.

Quando associada à diabetes pode ser chamado de capsulite adesiva. É mais comum em mulheres entre 40 e 60 anos. Pode estar associado a traços depressivos.

A dor estimula a perda de movimento e isso gero um ciclo vicioso onde há aumento dor e perda de movimento com formação de aderências com piora progressiva. Geralmente o processo é autolimitado e leva de 6 meses a 2 anos ou mais para recuperar o movimento, nesse período a maioria dos pacientes sofre de dor constante e déficit demovimento do ombro. A perda da rotação externa é o movimento tipicamente associado ao ombro congelado, entretanto outros movimentos podem estar extremamente comprometidos.

O paciente pode desenvolver tecido fibroso, causando adesão na articulação.

Há alargamento principalmente do ligamento córaco-umeral, diminuição de tamanho e perda de elasticidade da cápsula articular. O diagnóstico é essencialmente pelo exame físico, tendo como exames associados possíveis a artrografia(não muito realizada), a ultrassonografia(desde que com medida aproximada do conteúdo intraarticular) e a artroressonância.

O tratamento é essencialmente fisioterápico com ganho de arco de movimento agressivo.

A principal arma do paciente para melhorar o quadro é a perseverança no tratamento. Pacientes que procuram resultados rápidos não raramente alcançarão seus objetivos.

Infiltrações, distensão hídrica e bloqueios do nervo supraescapular podem auxiliar o tratamento.

Na não progressão com o tratamento conservador por pelo menos 6 meses a artroscopia para liberação do ligamento córaco-umeral e pancapsulectomia.

Desaconselho a manipulação sob narcose devido à possibilidade de fratura.

Mesmo nos pacientes operados, reabilitação e perseverança são necessárias.