Pseudoartrose

Publicado em: 4 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Cotovelo

A pseudoartrose é a formação de tecido fibrocicatricial na região onde deveria ocorrer a cicatrização e consolidação da fratura. Devido à mobilidade (estímulo mecânico) não há formação óssea, e pode haver até líquido sinovial na região formando uma falsa articulação.

Para a consolidação da fratura o osso necessita inicialmente de vitalidade dos tecidos(boa vascularização), ausência de agentes infecciosos(bactérias), contato ósseo, mediadores celulares(inflamatórios), pH adequado e ausência de estímulo mecânico (imobilidade do foco). Esses fatores norteiam a consolidação do osso e após isso a carga axial auxilia o aumento da densidade óssea e sua resistência pelo efeito piesoelétrico.

Quando ocorre a pseudoartrose(não consolidação da fratura) temos que entender o que a causou antes de tratar. Falha da estabilização da fratura• Perda de vitalidade dos tecidos• Infecção• Outros fatores• Com essa reposta o tratamento pode ser instituído com foco no real problema que causou a pseudoartrose. Em geral não é de tratamento simples mas se focado os resultados são animadores.