Rigidez do Cotovelo

Publicado em: 4 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Lesões Cotovelo

A rigidez do cotovelo tem como principais causas a hipertrofia cápsulo-ligamentar , deformidades ósseas e presença de osteofitoses.

Quando o cotovelo não apresenta arco funcional, ou seja, menos que ângulo entre 30º a 130º sem melhora com tratamento fisioterápico por até 6 meses está indicada a cirurgia.

Em minha experiência a artroscopia é a técnica de escolha. O ganho médio do arco de movimento gira entre 40º e 50º e a agressão de pele é mínima.

A artroscopia do cotovelo é um procedimento muito específico e deve ser realizado por profissional especialista de cotovelo com treinamento para artroscopia dessa articulação.

Após a cirurgia o paciente pode ganhar arco de movimento durante até 6 a 9 meses. Para obter o melhor resultado a reabilitação é mandatória.

Em geral há ganhos em torno de 40º com a artroscopia do cotovelo.

A fisioterapia pode ser dolorosa mas é essencial após a cirurgia.

Nosso grupo tem apresentado em congressos de ortopedia e cirurgia de ombro e cotovelo uma das maiores estatísticas da américa-latina em tratamento artroscópico da rigidez do cotovelo com resultados favoráveis. Esse trabalho teve destaque e publicação inclusive na Arthroscopy e na Associação de Artroscopia da América do Norte.