Tratamento Cirúrgico da Instabilidade Póstero-Lateral-Rotatória do Cotovelo com Enxerto Homólogo do Tendão do Músculo Palmar Longo

Publicado em: 5 de maio de 2020 por Dr. José Carlos Garcia Jr.
Categorias: Trabalhos Científicos - Cotovelo

Trabalho Apresentado
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia:
2004-Rio de Janeiro-Brasil
Pôster
Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo:
2004-Maceió-Brasil
Apresentação Oral

Objetivo
OS AUTORES ESTUDARAM RETROSPECTIVAMENTE SETE PACIENTES PORTADORES DE INSTABILIDADE PÓSTERO-LATERAL ROTATÓRIA DO COTOVELO SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO COLATERAL LATERAL (PORÇÃO ULNAR).

Material e Métodos
QUATRO (57,1%) PACIENTES ERAM DO SEXO MASCULINO E TRÊS DO SEXO FEMININO. A INSTABILIDADE DESENVOLVEU-SE APÓS UM EPISÓDIO TRAUMÁTICO EM TODOS OS PACIENTES. A TÉCNICA CIRÚRGICA FOI À RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO COLATERAL LATERAL (PORÇÃO ULNAR) COM O TENDÃO DO MÚSCULO PALMAR LONGO IPSILATERAL. FIXADO COM UMA ÂNCORA NO PONTO ISOMÉTRICO DO ÚMERO EM SUA FACE LATERAL E DUAS ÂNCORAS NA FACE LATERAL DA ULNA DISTANTE CERCA DE UM CENTÍMETRO UMA DA OUTRA.

Resultados
OS RESULTADOS FORAM AVALIADOS PELO ÍNDICE DA CLÍNICA MAYO E ENCONTRAMOS ÓTIMOS E BONS RESULTADOS EM 5 (71,4%) PACIENTES, RAZOÁVEL EM DOIS (28,6%). NÃO HOUVE RECIDIVA DA INSTABILIDADE EM NENHUM PACIENTE.

Conclusão
OS AUTORES CONCLUEM QUE A RECONSTRUÇÃO LIGAMENTAR DO COLATERAL LATERAL COM ENXERTO HOMÓLOGO DO TENDÃO DO MÚSCULO PALMAR LONGO FOI EFETIVA PARA A INSTABILIDADE PÓSTERO-LATERAL ROTATÓRIA TRAUMÁTICA DO COTOVELO.