Artrose do ombro

A artrose do ombro, também conhecida como osteoartrite do ombro, é uma condição que afeta a articulação do ombro. A artrose é um tipo de artrite que ocorre quando a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos na articulação começa a se desgastar ao longo do tempo. A cartilagem é um tecido que ajuda a amortecer os ossos e permite que a articulação se mova suavemente.

Com o desgaste da cartilagem, os ossos podem começar a esfregar um contra o outro, o que pode causar dor, inflamação e limitação de movimento. A artrose do ombro geralmente ocorre em pessoas mais velhas, à medida que as articulações envelhecem e sofrem desgaste natural. No entanto, também pode ocorrer em pessoas mais jovens devido a lesões, uso excessivo ou outras condições médicas.

Os sintomas da artrose do ombro podem incluir dor no ombro que piora com a movimentação, rigidez ao acordar ou após períodos de inatividade, dificuldade em levantar o braço acima da cabeça e um rangido ou crepitação na articulação.

O tratamento para a artrose do ombro pode envolver:

  • Medidas de autocuidado: Descanso, evitar movimentos que causem dor, aplicação de calor ou gelo para aliviar o desconforto.
  • Fisioterapia: Exercícios específicos podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor do ombro, melhorar a flexibilidade e aliviar os sintomas.
  • Medicamentos: Analgésicos de venda livre ou anti-inflamatórios podem ser recomendados para aliviar a dor e a inflamaçã
  • Injeções: Injeções de corticosteroides podem ser usadas para aliviar temporariamente a dor e a inflamação na articulaçã
  • Suplementos: Alguns pacientes podem considerar suplementos como glucosamina e condroitina, embora a eficácia desses suplementos seja controversa.
  • Cirurgia: Em casos mais graves em que outras opções de tratamento não proporcionam alívio suficiente, pode ser considerada a cirurgia para substituição da articulação do ombro.

É importante consultar um profissional de saúde se você estiver experimentando dor persistente no ombro ou se a dor estiver afetando sua qualidade de vida. Um médico pode fazer um diagnóstico correto, determinar o grau de desgaste da articulação e recomendar as opções de tratamento mais adequadas para a sua situação.


Prof. Dr. José Carlos Garcia Jr.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp.
Residência em Cirurgia Ortopédica pela
 Universidade Federal de São Paulo-Unifesp.
Fellow (VC) em Cirurgia de Ombro e Cotovelo na Mayo Clinic e na Princeton Orthopaedics PA; EUA.
Fellow Research em Microcirurgia Robótica: Universidade de Estrasburgo, França.
Certificação em Cirurgia Robótica: École Européenne de Chirurgie, Paris, França. 
Mestrado na Universidade de Liverpool na Inglaterra.
Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade de São Paulo. 
Publicou 13 capítulos de livros, 43 artigos em revistas científicas e tem mais de 150 apresentações em congressos da sua especialidade. Em andamento mais 2 capítulos de livro e mais 4 artigos em revistas científicas.