Lesão do manguito

A lesão do manguito rotador é um problema comum que afeta os ombros, podendo causar desconforto e limitações aos movimentos. O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro, proporcionando estabilidade e permitindo o movimentos do braço. Quando esses tendões são lesados, sintomas como dor no ombro, especialmente quando você levanta ou move o braço, dificuldade em elevar o braço acima da altura do ombro, fraqueza ao realizar atividades cotidianas e possivelmente ruídos ou estalos ao mover o ombro podem ser comuns.

As lesões do manguito rotador podem ocorrer devido a várias razões, incluindo o envelhecimento natural, uso excessivo do ombro, lesões agudas (como quedas) ou movimentos repetitivos.

Atividades que envolvem movimentos de levantar, lançar ou girar o braço frequentemente aumentam o risco de lesões do manguito rotador.

O tratamento para uma lesão do manguito rotador depende da gravidade da lesão.

Entre as opções de tratamento estão:

  •   Descanso e reabilitação: Para lesões leves, descansar o ombro e fazer exercícios de fortalecimento e alongamento pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função.

  •   Fisioterapia: Um fisioterapeuta pode criar um programa de exercícios personalizado para fortalecer os músculos do manguito rotador e melhorar a amplitude de movimento com alongamentos, além de utilizar-se de ultrassom e laser e termoterapia.

  •   Medicamentos: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser recomendados para reduzir a dor e a inflamação.

  •   Injeções: Injeções de corticosteroides podem ser administradas diretamente no ombro para reduzir a dor e a inflamação, devem ser indicados apenas pelo médico e com parcimônia.

  •   Cirurgia: Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reparar os tendões lesionados. Minha preferência é pela cirurgia artroscópica, por ser minimamente invasiva e proporcionar uma melhor visualização do campo operatório.

    Para prevenção das lesões do manguito sugiro:

  •   Manter boa postura ao sentar e ficar em pé e durante atividades físicas afim de reduzir a pressão sobre os ombros.

  •   Aquecimento e alongamento: Antes de atividades físicas intensas, faça um aquecimento adequado e alongue os músculos do ombro.

  •   Fortalecimento: Mantenha os músculos do manguito rotador e do ombro fortalecidos com exercícios regulares.

  •   Técnica adequada: Ao praticar esportes ou atividades físicas que envolvam o movimento do ombro, use a técnica adequada para minimizar o risco de lesões.

  •   Evitar movimentos repetitivos: Tente evitar movimentos repetitivos que sobrecarreguem o ombro, ou faça pausas frequentes para descansar.

Em caso de suspeita de lesão no manguito rotador, é sempre recomendável procurar um especialista nessa articulação pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a evitar complicações futuras e a recuperar a funcionalidade do ombro.

Prof. Dr. José Carlos Garcia Jr.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp.
Residência em Cirurgia Ortopédica pela
 Universidade Federal de São Paulo-Unifesp.
Fellow (VC) em Cirurgia de Ombro e Cotovelo na Mayo Clinic e na Princeton Orthopaedics PA; EUA.
Fellow Research em Microcirurgia Robótica: Universidade de Estrasburgo, França.
Certificação em Cirurgia Robótica: École Européenne de Chirurgie, Paris, França. 
Mestrado na Universidade de Liverpool na Inglaterra.
Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade de São Paulo. 
Publicou 13 capítulos de livros, 43 artigos em revistas científicas e tem mais de 150 apresentações em congressos da sua especialidade. Em andamento mais 2 capítulos de livro e mais 4 artigos em revistas científicas.