Transferência robótica do músculo grande dorsal

A transferência robótica do músculo grande dorsal é um procedimento cirúrgico que envolve a utilização de um robô cirúrgico para auxiliar na transferência do músculo grande dorsal, que está localizado nas costas, para outra área do corpo, geralmente para restaurar a função em pacientes que têm problemas no ombro ou em outras partes do corpo.

O músculo grande dorsal é frequentemente utilizado em cirurgias de transferência para restaurar a função do ombro, especialmente em casos de lesões irreparáveis ou como reforço do manguito rotador (tanto do supraespinhal quanto do subescapular) e lesões neurológicas do nervo acessório espinhal. O procedimento envolve cortar o músculo do local original e anexá-lo a outra área onde sua ação possa ser mais benéfica.

A utilização da tecnologia robótica em cirurgias desse tipo pode oferecer vantagens, como precisão aprimorada e menor invasividade, o que pode levar a tempos de recuperação mais curtos e melhores resultados a longo prazo.

Prof Dr José Carlos Garcia Jr

Graduado em Medicina pela EPM-Unifesp(1993- 1998).
Residência em Cirurgia Ortopédica pela EPM-Unifesp.
Fellow (VC) em Cirurgia de Ombro e Cotovelo na Mayo Clinic e na Princeton Orthopaedics PA; EUA.
Fellow Research em Microcirurgia Robótica: Universidade de Estrasburgo, França.
Certificação em Cirurgia Robótica: École Européenne de Chirurgie, Paris, França.
Mestrado na Universidade de Liverpool na Inglaterra.
Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade de São Paulo.
Publicou 14 capítulos de livros, 43 artigos em revistas científicas e tem mais de 150 apresentações em congressos da sua especialidade. Em andamento mais 1 capítulos de livro e mais 4 artigos em revistas científicas.

Atende na Av Presidente Juscelino Kubitschek 180 ,  13° Andar São Paulo-SP